Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Funcionários de fábrica de iPads trabalham 24 horas por dia.


Os operários das fábricas chinesas que produzem os iPads da Apple trabalham em condições sub-humanas. Não têm direito a descanso semanal, dormem em dormitórios apinhados e ficam com as pernas tão inchadas que mal conseguem andar depois de um turno de 24 horas seguidas. Em 2010, cerca de 140 trabalhadores chineses ficaram feridos por terem usado um produto tóxico para limpar os ecrãs dos iPads e, no ano passado, duas explosões mataram quatro pessoas, ferindo 75.



Segundo o jornal The New York Times, a empresa fundada por Steve Jobs, com sede na Califórnia, nos EUA, já foi alertada para as condições de trabalho dos funcionários que trabalham em Chengdu, uma fábrica no sudoeste da China. Nicholas Ashford, representante do Massachusetts Institute of Technology e especialista em condições de trabalho, diz que se a Apple não actuar sobre este assunto terá de ser “repreendida”. 


“É moralmente repugnante que um país colabore com essas práticas e tire partido disso”, diz.



Na fábrica em Chengdu, há um estandarte que serve de aviso para os 12 mil funcionários: “Trabalha arduamente hoje para não teres de procurar arduamente trabalho amanhã”. Os funcionários que chegam atrasados ao trabalho têm de escrever cartas de confissão.



Em 2009, um trabalhador da Foxconn, empresa com sede em Taiwan, saltou do topo de um edifício depois de ter perdido o protótipo de um iPhone. Sabe-se também que 18 funcionários tentaram cometer suicídio em apenas dois anos, na mesma empresa. Para evitar mais casos semelhantes, a Foxconn instalou redes nos prédios para evitar mais mortes e proporcionou tratamento aos seus funcionários.

5 comentários:

  1. Cá esta o grande capitalismo americano a explorar o pobre operário pobre da china comunista Fachizoides, exploradores do proletariado!!!

    e já agora que o porto perca domingo....

    ResponderEliminar
  2. se fosse só os americanos estaria bom mas aqui no brasil não ficamos muito atras disso centenas de trabalhadores trabalhão em condições de escravidão nas fazendas dos politicos brasileiros entre outros trabalhos ...a NIKON faz o mesmo que o steve jobs fez manufaturas seus produtos em outros paises asiaticos fazendo que seus lucros seja astronomico ou seja todos querem comprar os produtos achando que esta fazendo um grande negocio mas na verdade esta so ajudando um monte de canalhas ...

    ResponderEliminar
  3. Para um País como nós que, acabou de vencer a batalha, de não nos acrescentarem mais 30 minutos ao horário de trabalho, continuem a comprar Iphones, Ipads e todos os outros similares para, estes escravos, continuarem a trabalhar 24 horas por dia!

    ResponderEliminar
  4. Acho que além de trabalharem 24h por dia, ainda trabalham 12h por noite e têm um tubo na boca para serem alimentados e um no traseiro , para "evacuarem"!

    ResponderEliminar
  5. E ainda dizem que trabalhamos muito!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...